O Facebook começou nesta terça-feira (19) a exibir no próprio chat se os contatos dos usuários on-line no bate papo acessam a rede social via computadores ou por smartphones e tablets.
Anteriormente, a distinção era feita apenas quando os usuários enviavam mensagens de celulares. Abaixo dos textos, um aviso mencionava que o envio havia sido feito de um celular e, em algumas vezes, a localização.
Agora, a palavra "mobile" será exibida ao lado dos usuários que estiverem acessando o site em um smartphone ou tablet. O termo "web" identificará aqueles que virem o site pelo PC.
A mudança ocorre no momento em que o Facebook modifica também seu aplicativo de bate papo, que passa a liberar a troca de mensagens entre usuários da rede e pessoas que não possuem conta nele.
Renovado, além de tentar barrar o avanço de outros apps de chats via celular, como o WhatsApp, o “Messenger”, de quebra, colhe os números de celular dos usuários e funciona como peça de atração de indivíduos que não acessam o site.
Segundo uma declaração de um porta-voz da empresa ao site “Tech Crunch”, começar a exibir de qual aparelho os contatos do bate papo acessam a rede social serve para que os usuários “entenda melhor onde seu amigo receberá as mensagens”.