O Worm se dissemina por meio de textos com URL encurtadas. O ataque tem sido direcionado, principalmente, a usuários latino-americanos
Desde a tarde da última segunda-feira (20/5), o Laboratório da ESET América Latina – fornecedora de soluções de segurança da informação – começou a receber os primeiros relatórios, de diferentes pontos da América Latina, a respeito de equipamentos infectados por uma nova ameaça virtual que se propaga de forma massiva por meio do Skype. A ESET calcula que mais de 80 mil pessoas em toda a região latino-americana já foram afetadas pelo problema.
A ESET afirma que as primeiras informações indicam que trata-se de um Worm (programa malicioso), identificado como Win32\Kryptik.BBKB, cujo impacto e velocidade de propagação têm sido superiores à média desse tipo de ameaça virtual.
A propagação desse Worm se dá por meio do uso de textos relacionados a fotos no Skype, com endereços encurtados por meio da ferramenta do Google (goo.gl), que vincula a outro serviço de armazenamento de arquivos – como 4shared, por exemplo.
Ao analisar as estatísticas fornecidas pelo encurtador de URL do Google, a ESET identificou que mais de 300 mil pessoas no mundo já clicaram nos links que contêm o Worm e pelo menos 80 mil delas estão na América Latina. Ainda de acordo com o sistema LiveGrid, da ESET, 67% das ameaças identificadas estão na América Latina, o que confirma a região como foco dessa campanha dos cibercriminosos.
“Temos motivos para pensar que são novas versões de uma ameaça que começou a circular em março deste ano e também estamos confirmando que novas variantes se propagam pelo Gtalk, o chat do Google”, alerta Sebastián Bortnik, Gerente de Educação e Serviços da ESET América Latina. “Não é normal ver ameaças que se propaguem na velocidade desse Worm”, complementa.
Sobre a ESET
Fundada em 1992, a ESET é uma fornecedora global de soluções de segurança que provê proteção de última geração contra ameaças virtuais. A empresa está sediada na cidade de Bratislava (Eslováquia), com centros de distribuição regionais em San Diego (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina) e Singapura, e com escritórios em São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Praga (República Chega) e Jena (Alemanha). A ESET conta ainda com Centros de Pesquisa em nove países e uma ampla rede de parceiros em mais de 180 localidades.
Desde 2004, a ESET opera na América Latina, a partir de Buenos Aires, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.
Além de seu produto mais conhecido, o ESET NOD32 Antivírus, desde 2007, a ESET oferece o ESET Smart Security, uma solução unificada que utiliza a multipremiada proteção proativa. As soluções ESET oferecem aos clientes corporativos o maior retorno sobre investimento (ROI) da indústria, ao garantir uma alta taxa de produtividade, velocidade de exploração e um uso mínimo de recursos.