Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de julho de 2013

Google Reader chega ao fim. Conheça alternativas ao serviço

A ferramenta agregadora de conteúdos do Google dá adeus nessa segunda-feira (1º). Saiba o que você pode fazer a partir de agora


Google Reader exibe mensagem anunciando o fim de seu funcionamento em 1º de julho (Foto: Reprodução)

Chegou a data tão adiada pelos amantes do RSS: 1º de julho, último dia de vida do Google Reader. Se você é uma das pessoas que ainda usam o serviço de leitura de feeds do Google, tem poucas horas para fazer o backup de seus dados e encontrar um serviço semelhante para substitui-lo. E, ainda bem, não são poucos.
A companhia anunciou o fim do Reader em março deste ano, alegando que o uso do serviço caiu muito desde o seu lançamento, em 2005. “Estamos despejando toda a nossa energia em um número menor de produtos. Achamos que esse tipo de foco vai melhorar a experiência do usuário”, afirmou Alan Green, engenheiro de software do Google, em um post no blog oficial há quatro meses.
Bom, é hora de dar adeus à ferramenta amiga. A coisa mais importante a se fazer nesta segunda-feira (1º) é acessar o Reader e fazer o download de seus dados. Basta ir em Configurações, depois em Importação e exportação e seguir os passos para usar a ferramenta Google Takeout na aba Exportar suas informações. Com isso, um arquivo será baixado em seu computador e poderá ser lido por outros serviços de RSS.
Tudo que você acumulou nesses anos de Reader serão recuperados: lista de pessoas que você segue, lista de pessoas que te seguem, itens que você “estrelou”, itens que você curtiu, itens que você compartilhou, itens compartilhados por pessoas que você segue, notas que você criou e itens com comentários. Agora, você só precisa encontrar o lugar certo para descarregar o backup.
Feedly
Até o momento, o Feedly é a alternativa mais semelhante ao Google Reader. Existe desde 2008, mas intensificou seus recursos mais recentemente. Até esta segunda-feira, o serviço pode transferir automaticamente todos os seus dados do Reader, com apenas um clique. É possível ainda configurar o visual pra ficar bem parecido com o da ferramenta do Google. Ou ainda inovar: há mais de uma dezenas de temas de cores e quatro diferentes modos de visualização.


NewsBlur
NewsBlur não é o leitor de feeds mais bonito, mas é muito rápido em baixar as atualizações. Se o que você quer é ler notícias quentes na hora em que são publicadas, esse serviço é uma boa opção. O NewsBlur é ainda uma das poucas ferramentas que permitem que você crie pastas dentro de pastas, dando a liberdade para organizar os feeds da maneira que você achar melhor. Um aplicativo para iOS e Android sincroniza as notícias que você salvar. O lado ruim do NewsBlur é que ele cobra US$ 2 por mês para você se inscrever em mais de 64 feeds.
Digg Reader
Digg foi lançado há pouco tempo como leitor de RSS, mas já é um dos queridinhos. É preciso criar uma nova conta Digg, mesmo que você já tenha uma dos velhos tempos. Assim como o Feedly, também importa os feeds do Google Reader facilmente, se você fizer o cadastro até esta segunda-feira. É simples, sem muitas opções de visualização e e de cores, mas fácil de usar. Você pode ainda compartilhar notícias pelo Twitter e pelo Facebook. 
AOL Reader
Sim, a AOL ainda existe. A mais recente criação da companhia é o AOL Reader, um simples clone do Google Reader. Ele não importa automaticamente os seus dados de lá, mas lê o arquivo que você baixou quando fez o backup no Google Takeout. Parece limpo e minimalista e oferece quatro modos de visualização. O AOL também permite a criação de tags, útil para organizar notícias e encontrá-las depois. Além disso, é possível compartilhar artigos nas principais redes sociais, como Twitter, Facebook, LinkdIn e Google+.
Os serviços citados acima são apenas uma amostra do que existe por aí. Outros leitores de feeds também têm chamado a atenção, como o The Old Reader, o Flipboard, o NetNewsWire, oHootsuite, o RockMelt, entre outros. Segundo o The Wall Street Journal, até o Facebook estaria perto de lançar um próprio serviço de agregador de conteúdo. Bom, o Google Reader está indo embora, mas não vai deixar órfãos os dedicados fãs do RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário