Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sábado é dia de comemorar o hardware livre



Dia 20 de Abril acontece globalmente o Hardware Freedom Day, ou dia do hardware livre. A comemoração consiste basicamente em formar grupos de entusiastas e colocar ideias em prática. A responsável por agendar esta data e dar todo o suporte necessário para que o evento ocorra é a organização sem fins lucrativos Digital Freedom Foundation e a primeira comemoração aconteceu no ano passado.
No site comemorativo há um mapa com 64 eventos registrados, espalhados por diversos países. O site também tem um guia completo de como organizar o evento e fornece uma lista de discussão e alguns outros meios para tirar dúvidas e compartilhar informações.
O que significa hardware livre?
Para a maioria das pessoas é a filosofia do software livre aplicada ao meio físico. Isto significa que o projeto de um hardware específico e código fonte relacionado são ambos livres. Na prática o hardware não significa que ele tenha que ser eletrônico. O uso do termo é mais amplo e também contempla objetos como uma cadeira ou um móvel qualquer de madeira.
Algumas pessoas convencionaram chamar esse movimento livre de DIY (Do it Yourself), que na tradução direta significa faça você mesmo. Estas pessoas curiosas e com vontade de criar objetos que solucionam problemas antigos e novos geralmente se reúnem em lugares conhecidos como Hackerspaces. Existem vários locais deste tipo no Brasil. Se você quer compartilhar ideias e projetos, vale uma visita. Um dos mais ativos em São Paulo é o Garoa Hacker Club.
Veja um vídeo produzido por uma associação de hardware livre, criada pela loja de eletrônicos SparkFun:



Nenhum comentário:

Postar um comentário