Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Vírus: app que promete mais seguidores no Instagram sequestra conta do usuário

    O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

 

 

        Conseguir mais seguidores e mais curtidas em uma foto no Instagram é algo que muitos usuários buscam para expor sua popularidade na rede social. Mas alguns cybercriminosos estão se aproveitando disso para “sequestrar” contas de usuários através de malwares.
        
         De acordo com um alerta de segurança divulgado pela Symantec, um aplicativo chamado InstLike – que promete mais seguidores e mais curtidas – está sendo usado para esse propósito mas, na verdade, faz com que as vítimas tenham os seus perfis sequestrados, fazendo-as seguir outras pessoas e curtir conteúdos.
        
          O aplicativo, que já foi banido da App Store e do Google Play, foi baixado entre 100 mil e 500 mil vezes, de acordo com o UOL Tecnologia. Ao instalar o programa, o usuário precisava desinstalar e trocar a senha do Instagram. Assim, os cybercriminosos adquiriam o login e a senha do usuário.
Além disso, o aplicativo oferecia moedas virtuais, compradas através de cartão de crédito, para aumentar a popularidade dos usuários. O pacote mínimo de cem moedas era vendido por U$ 1, e garantia 100 “curtidas” nas fotos do comprador.
        
        “Apesar de um aplicativo como o InstLike cumprir o que promete [aumentar os medidores de popularidade], ele tem um preço significativo na segurança. Os usuários dão suas informações de login [...] e acabam se tornando parte de uma rede zumbi", disse Satnam Narang, especialista de segurança da Symantec.
Criar uma rede zumbi é um dos artifícios mais usados entre os cybercriminosos e muito usado para o envio de spams, disseminação de vírus e ataques a redes de computadores. Normalmente, o usuário nem se dá conta que está fazendo parte de uma rede zumbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário